Vinho e comida

caffeine-cellphone-close-up-2074130
As nossas raízes

Aqui no Alentejo, ainda estamos muito ligados às nossas raízes e as nossas raízes são rurais. Muitos dos hábitos, as receitas culinárias e a e o modo de as confecionar são tradicionais. A cozinha alentejana tem por base o porco, o borrego e o pão. E as ervas de cheiro, com as quais se fazem milagres.

berries-blur-blurry-39351
Vinho Alentejano

Há 1800 anos os Romanos apresentaram-nos o vinho. A partir daí foi essa a nossa razão de viver. Para nós os nossos vinhos são tão bons como os de outras regiões conhecidas mundialmente. O nosso sol eterno providencia-nos as condições para vinhos encorpados, aromáticos e suaves.

asparagus-barbecue-bbq-675951
Porco Preto

O porco preto alentejano foi pilar da alimentação do povo, durante muitos anos . Estes animais, que vivem em liberdade, são criados no montado, alimentando-se, na última fase de vida, de bolota, proveniente de sobreiros e azinheiras. A sua carne e gordura são incomparavelmente ricas e saborosas.

baguette-bowl-bread-5789
Bread and Soups

Every meal in Alentejo begins with a soup, but not like any other. Rip some bread and lay it in the plate, then pour the soup made out of vegetables, grains or beans, even fish or meat. When traveling, every Portuguese miss bread. There’s no bread like ours and the very best is from Alentejo.

blur-branches-close-up-1047312
Azeite

A gastronomia alentejana inclui-se na dieta mediterrânica. Desde há séculos que produzimos azeite e para nós o melhor do mundo. As nossas mães dizem “uma casa sem sal nem azeite é pobre!”. Para além desde dourado liquido, a banha de porco é bastante usada nas nossas cozinhas.

alcohol-barrel-basement-434311
Vinho de Talha

Temos honra nas as nossas tradições e talvez por isso, ainda produzimos vinho como os nossos ancestrais romanos faziam. Método totalmente artesanal, utiliza enormes talhas de barro, elaboradas, à mão, por oleiros no Alentejo. Talhas e vinho da talha em tabernas da nossa região.

aroma-aromatic-assorted-678414
Érvas Aromáticas

No Alentejo temos mais de 100 variedades de ervas aromáticas. São indispensáveis nas cozinhas das nossas mães e avós. Na sua maioria são gastronómicas mas existem outras com propriedades medicinais ou até usadas pela industria de cosmética. Com as nossas preferidas faz-se licor.

beverage-blur-breakfast-1546590
Doces Conventuais

Talvez por haver tempo de sobra, muita imaginação e acesso a ingredientes diferentes estes deliciosos doces foram inventados em conventos ou mosteiros. Sempre com muitos ovos, açúcar, canela e frutos secos. No Alentejo toda a vila, cidade ou aldeia tem o teu tipo de doçaria.

aged-cheese-close-up-277276
Queijo

Que nunca nos falte queijo alentejano na mesa! A região alentejana produz queijos com variadas características e todos de excelente qualidade. Poderemos degustar queijo de ovelha, de cabra, de vaca ou mistura; queijos curados, de meia-cura ou amanteigados; pequenos, médios ou grandes.

barfood-beef-chicken-1058292
Borrego

A carne de borrego era comida, no Alentejo, pela época da Páscoa; era a nossa cultura judaico-cristã. Na segunda-feira de Páscoa, piquenique, sempre com borrego assado. O ensopado de borrego, com sopa de pão, era comido no dia de domingo. Como é saboroso um cozido de grão com borrego.